terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Professores Reflexivos
Neste texto não contém somente críticas, mas sim considerações que leva um professor a dar uma aula mais completa e interessante. Existem professores de reflexões e decisões. Schon (1983) cita dois exemplos dessas reflexões. Ele mostra os propósitos e benefícios dessas reflexões. Quando uma aula é ministrada e não teve um plano de aula programado, ele chama de reflection-in-action. Ao contrário desta, ele mostra a reflection-on-action que acontece antes e depois da aula.
Um professor de conhecimento e bem preparado, tem práticas reflexivas que o faz sempre questionar o porquê de suas ações, tendo sempre elementos de práticas reflexivas para tomarem suas decisões. Destes elementos podemos dar como exemplo: Experiência em sala de aula, conhecimento geral e valores pessoais.
O professor de características reflexivas sabe resolver os problemas de uma sala de aula, eles são sensíveis ao contexto institucional e cultural em que ensinam e assume responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional. Ter estas características faz com que ele saia da rotina e conduza a aula de maneira curiosa e interessante, levando os alunos a buscar o aprendizado. Estes são benefícios que um professor de prática reflexiva tem.

ADENIZ DE JESUS OLIVEIRA

MCKAY, Sandra Lee. O Professor Reflexivo: Guia para Investigação do Comportamento em Sala de Aula. São Paulo; SBS,2003

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".