segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Indisciplina

Indisciplina em sala de aula

Érika Alessandra


Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, pois suas causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão gerando assim muita polêmica.
A origem dos comportamentos ditos “indisciplinares” pode estar em diversos fatores como em: relacionadas ao professor, centrados nas famílias dos alunos; na escola ou ate mesmo nos próprios alunos.
Fatores relacionados ao professor
O papel do professor é importante não como figura central, mas como coordenador o processo educativo, já que cria, em conjunto com os alunos, espaços pedagógicos interessantes, estimulantes e desafiadores,
A indisciplina centrada no aluno
A indisciplina na escola pode ter relação com o fraco rendimento escolar dos alunos
A indisciplina centrada na família
Quando as famílias participam da vida escolar dos filhos, torna-se mais fácil a integração dos alunos e melhora a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, já que não se aprende só na escola.
A indisciplina centrada na instituição escolar
Ao começar sua vida escolar a criança vai iniciar um intenso processo de socialização, assim, o aluno terá que aprender as novas regras da organização em que acaba de entrar a fim de se comportar adequadamente nas diversas situações. Desse modo, a escola, ao não conseguir realizar a socialização, cria situações de indisciplina nos seus alunos.

Embora seja difícil e complexo lidar com o problema da indisciplina, o professor não pode desistir e nem se acomodar. Não pode deixar que a educação limite os alunos e que impeça seu desenvolvimento criativo e participativo em sala de aula. Precisa-se de uma educação que valorize e que contribua para a construção da autonomia e para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

REFÊRENCIAS

ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

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O mistério do "Aprender".