sábado, 29 de novembro de 2008

O Professor

Professor do futuro e reconstrução do conhecimento.

A adequação da descrição do perfil do professor depende de como são interpretados as diversas qualidades exigidas para o bom desempenho da função.

“Ser pesquisador, saber elaborar com autonomia, reconstruir o conhecimento através da prática, estar em constante processo de atualização, dominar com competência os recursos eletrônicos e ainda se interdisciplinar, são qualidades que se efetivamente alcançadas, torna o professor um super homem”.

Será possível tal feito? Não será mais exeqüível ou prático exigir um bom domínio do assunto, dedicação, boa vontade e gosto pelo que faz? Não bastariam estas qualidades?

Tive uma professora de história, com pouco tempo para grandes atualizações, reconstruções de conhecimento (será que ela sabia desta necessidade?) etc., mas que dominava o assunto, motivava seus alunos, criava neles a curiosidade e o senso crítico, adorava o que ensinava e fazia das aulas verdadeiras lições de cidadania. Lembro-me com saudades da D Elfi mãe de crianças pequenas, logo sem muito tempo, mas que possuía aquela chama interna que advém do prazer de fazer bem feito o que gosta e criava empatia com os alunos tornando o aprender uma lição saborosa aguçando a nossa vontade de sempre querer saber mais.
Mei Pu Cardoso

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".