quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AULA EXCELENTE SEGUNDO JOHN DEWEY

John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859, no Estado de Vermont, Estados Unidos.Época em que acontecia a guerra de Sucessão.No mesmo ano do seu nascimento é publicada: A origem das espécies (Charles Darwin), e Crítica de economia política(Karl Max). Duas obras que mudaram o mundo e que dão sentidos a muitos de nossos comportamentos e pensamentos.
Aos 20 anos ele gradua-se em filosofia, aos 35 é diretor dos departamentos de filosofia, psicologia e pedagogia da universidade de Chicago. Dewey priorizava a educação, filosofia e política. Apoiava grupos feministas, de pessoas de cor e fundou associações para integrar professores.
A educação para ele propunha que a idéia de democracia não vinha pronta. Algo que acontece muito em nossas escolas nos dias de hoje. Encontramos tudo pronto somente para cumprir o que nos manda.
Mas para Dewey educação se construía e se discutia através das experiências de cada aluno. Experiências que segundo ele, mudariam a construção de pensamentos, elevando os alunos a expandirem suas inteligências.
O texto nos mostra a importância de não aceitarmos tudo pronto, de como somos nós professores e alunos capazes de evoluir no nosso cotidiano. Trocar experiências é algo que inovaria nossos conceitos de certas coisas e nos acrescentaria as novas mudanças. Segundo Dewey, tudo devia ser movido pela experiência, porque a vida é dinâmica.

Bibliografia: ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

Postado por: ROSEANE CARVALHO

Um comentário:

Ester de Oliveira disse...

Devemos trazer essa realidade para nossas salas de aula.

O mistério do "Aprender".