terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O Professor Reflexivo



Um bom professor....

tem que ser reflexivo!!!




A autora Sandra Mckay (2004) apresenta estratégias para uma boa aula e também a postura de um professor quando está em uma sala de aula.
  1. Como eu deveria apresentar este tema?


  2. Quem eu deveria escolher para responder a esta pergunta?


  3. Como explicar este tópico?

Muitas dessas decisões são tomadas durante a aula, mas tem também aqueles que tomam as decisões antes e conforme as suas experiencias nas aulas anteriores.

Schon (1983) propõe dois termos para essas reflexões e decisões dos professores: sendo que a primeira ocorre durante a aula reflection-in-action(reflexão em ação) e as que acontecem antes ou depois da aula reflection-on-action(reflexão sob ação). Essa decisão é uma ferramenta importantissíma para um professor excelente porque ele usa como elementos de práticas reflexivas a experiência em sala de aula, conhecimento suficiente do conteúdo e valores pessoais. E atavés desses elementos eles possuem características que os seus próprios alunos percebem pois eles tentam resolver os problemas de sala de aula, estão cientes da sua posição educacional, tem consciência do que ensina e o modo que ensina é frequentemente influenciado pelas necessidades e expectativas da escola em que trabalham, participa de projetos e assumem responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional.

Portanto o professor reflexivo ele tem o diferencial, porque ele não é um professor rotineiro, eles querem coisas novas, pesquisa, estuda e com isso melhora a prática do ensino.



" Ser um professor reflexivo implica levar em consideração várias maneiras de ensinar uma lição em particular". (pág 9)

By Cássia Darllet Felício Freitas

Bibliografia: Mckay, Sandra Lee. O professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo; SBS,2003

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".