quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Indisciplina

A maioria das instituições são reconhecidas por sua obseção pelo ato pedagógico disciplinar. É admirável como é sabido a forma com que o ato pedagógico em favorda disciplina foi consagrado na sociedade. Dessa forma tem-se grande apreço por instituições que são severas, inflexiveis,que fojem de tudo para zelar pela ordem em sala de aula. No entanto essa disciplinarização muitas vezes tende a prejudicaro aluno porque não avalia o caráter heterogêneo que se encontra em sala de aula. Esse exercício constante de autoridade oriundo da supervalorização da disciplina pode coibir a imaginação do aluno,impor limites muito curtos a suas condições. Tal fato otorna menos auto suficiente já que são impostos formas de pensar,sentir e de agir.
Portanto,é necessário uma cultura político pedagógica mais crítica que questione os códigos e valores da cultura dominante,e que dessa forma surjam políticas educacionais que possibilite tornar o ato político mais pedagógico e o pedagógico mais político.

AQUINO, Julio Grappa(org). Indisciplina na escola: alternativas e praticas. Sao Paulo: Summus, 1996.

Ana Luisa Soares
Luiz Américo Rocha Ferraz
Wilton Mendes Junior
Luis Felipe Valadares

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O mistério do "Aprender".