quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Professores do Futuro

Está sendo exigido do professor, que ele não simplesmente transmita o assunto ou a matéria que deve ser passada, mas que cada vez mais conheça seus alunos para poder criar meios e métodos individuais para que o aluno aprenda. Exemplo: se tem um aluno que tem hiperatividade, devo conhecê-lo melhor e criar um método, uma didática que melhor se aplique a ele. Ocorrendo o contrário também, se o aluno é muito calmo, e não tem iniciativa, também precisa de um meio para melhor aplicação do conteudo que ele compreenda.O professor hoje precisa ser um pai para alguns, ou uma mãe para outros e até mesmo

uma família para determinadas crianças, que não tem um referencial para seguir sua “vidinha” e também por passarem boa parte de suas vidas na escola, pois o ingresso aos bancos escolares é cada vez mais cedo. Quanto mais o tempo passa e pensamos que o papel do professor é mais ameno, é muito pelo contrário, cada vez mais delicado. Muitos pais pensam que simplesmente por colocar uma criança na escola ela já vem educada para a vida. Não é bem assim, a verdadeira e melhor educação vem de casa.

Pedagogia da Educação, Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento: Pedro Demo. In: MACIEL, Lizete.S.B; Neto, Alexandre S.(orgs). Formação de professores:passado,presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.

(Postado por: Danielle Alves Mesquita)

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".