segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Que elementos devem conter uma aula excelente?

Uma aula excelente tem como objetivo, ”ajudar o aluno a construir sua própria aprendizagem” (pág. 49).

Aula excelente independe do lugar e momento em que é ministrada. Para o autor, cinco atributos são considerados essências e devem estar presentes em toda aula de qualquer conteúdo e para qualquer nível de ensino. Para facilitar a memorização dos cinco atributos, o autor criou o acróstico “placa”, “a construção do acróstico excita a memória e ajuda a se pensar nesses atributos” (pág.50).
P – Protagonismo: O aluno como eixo do processo educacional. Aluno é o protagonista essencial.
L – Linguagem: A aprendizagem só é retida se falamos.
A – Administração de Competências Essenciais à aprendizagem: qula excelente e´o centro de estímulos a diferentes competências essenciais à aprendizagem.
C - Construção de Conhecimentos Específicos: liga o que se aprende ao que já se sabe.
A – Administração de competências essenciais à aprendizagem: Descobrir que a aula foi instrumento de transformação, e a certeza de mudança entre o que se sabia antes e a constatação do progresso depois da aula.

(Ieda Rabelo Rocha)

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".