quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Professores do futuro e reconstrução do conhecimento

No texto Professores do futuro e reconstrução do conhecimento Pedro Demo tras uma série de considerações a cerca do conhecimento na atualidade,em especial na educação superior ou universitária.
Temos como assunto da "moda" a interdiscilinariedade, que no papel e um assunto bem interessante mas que na prática não e bem o que acontece.
Hoje em dia temos que os professores estão cada vez mais se especializandados e isso tem trazido um certo problema para o repasse de seus conhecimentos uma vez que se especializando acha-se que ja sabe-se tudo e não e mais preciso se atualizar e com isso temos cada vez mais problemas como aulas monótonas, professores que se vêem como a detentor de todo conhecimento e alunos vistos como apenas "tabuas rasas".
O que o referido autor trata em sua obra se diz respeito à necessidade atual de que os professores universitáriaos mudem suas posturas e passem a desempenhar o papel,nas universidades, de orientadores e deixem para os alunos a tarefa de pesquisa e desenvolver o conhecimento.
Para Pedro Demo,educação e conhecimento tem que andar juntos e é preciso que se tenha sempre a consciência de que para se reconstruir o conhecimento em um mundo cada vez mais globalizado e preciso se atualizar constantemente e ter em mente a certeza que nunca se saber-a tudo.
Sendo assim, o perfil do professordo futuro é um professor pesquisador,autonomo no que diz respeito a forma de repasse de seus conhecimentos adquiridos e que tenha em mente que a pratica deve esta casada à teoria,ou seja, tem-se que mostrar a realidade,o que é real no universo da sala de aula.

Luiz Américo Rocha Ferraz

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".