quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Práticas, propósitos e efeitos.


Dulcimar Alencar Nobre Fagundes

Uma importante característica dos professores reflexivos é que eles sempre levam em consideração o porque de suas decisões. Isso requer um bom planejamento e nos dará a oportunidade de analisar algumas de nossas próprias práticas de reflexão.

O texto é bem claro ao nos mostrar alguns elementos dos quais nós professores temos como base para tomarmos decisões diárias. Ex.: Experiências em sala de aula; conhecimento geral; valores pessoais.

Partindo dos benefícios comuns resultantes das práticas reflexivas, o bom professor deve mudar sua maneira de ensinar, inovando a cada dia, fazendo sempre algo mais brando em consideração às várias maneiras de ensinar uma lição em particular. Aprendi que o bom planejamento também inclui o cuidado de se ensinar algo que interaja com todos.

MCKAY, Sandra Lee, O professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo; SBS, 2003.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".