segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Práticas Propostas e Efeito

O professor está sempre tomando decisões. Existem decisões que são tomadas dentro da sala de aula que são chamadas de reflection-in-action. As decisões que são tomadas antes e depois da aula, são chamadas de reflection-on-action.

O texto trás elementos práticos que auxiliam o professor a fazer uma reflexão sobre suas praticas na sala de aula e o porque das suas atitudes.

Descreve ainda os diferentes tipos de professores, fazendo uma analise das vantagens que advém da reflexão.



MCKAY, Sandra Lee. O professor reflexivo: Guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo; SBS, 2003.



Aula excelente segundo Piaget

Apesar de Jean Piaget não ter sido um pedagogo e não ter deixado orientações pedagógicas, as suas teorias sobre os processos da inteligência humana, são associados com o método de ensino baseados no construtivismo. Para os construtivistas o conhecimento não vem de fora passado de uma pessoa para outra. O professor ao ensinar estimula o aluno que por meio da experimentação, pesquisa e reflexão adquire conhecimento. O aluno ao manipular a informação, isto é opinando, comparando com o que já sabe e com o que faz”construindo”, torna-a pessoal. Este conhecimento adquirido irá auxilia-lo na aquisição de novos saberes. Quando mais rica a bagagem do “aluno’ mais fácil será a nova aprendizagem. Apesar da aquisição de novas habilidades poder ocorrer sem o auxilio do professor, ao menos teoricamente, é ainda ele que induz e ajuda o aluno na associação de idéias e assim concretizar o seu conhecimento.


Aluna: Mei Pu Cardoso Letras Inglês 4˚ Período.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".