quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Práticas, propósitos e efeitos - Professor reflexivo


Ser um professor reflexivo exige um posicionamento crítico perante os desafios no âmbito educacional. Sandra Lee Mackay, com seu livro O Professor Reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula, analisa formas variadas para se chegar a ser um professor reflexivo. O livro traz importantes dicas práticas para uma pesquisa ordenada, com a finalidade de reconhecer e solucionar problemas habituais de uma sala de aula, motivando os professores no engajamento de práticas reflexivas em seu contexto de trabalho. Constitui-se, também, um relevante material para o treinamento de professores e para discussões em grupos de profissionais da educação.
Para um professor/educador é imprescindível a reflexão. Um educador que se preocupe em refletir sobre os problemas que ocorrem em sua sala de aula é um educador que busca o real desenvolvimento de seus alunos. Esta obra nos mostra a necessidade de se refletir sobre o próprio ensino, contextualizando as dificuldades que aparecem constantemente nas salas de aula e que, muitas vezes, encontram professores que não aprenderam a refletir sobre elas. Desta forma, torna-se viável uma reflexão, assim como a sugerida pelo livro, sobre o comportamento de nossos alunos, suas dificuldades, nossas dificuldades e as respectivas causas, com a finalidade de desenvolver o conhecimento humano e real, para a vida e em favor dela.

MCKAY, Sandra Lee. O Professor Reflexivo: Guia para Investigação do Comportamento em Sala de Aula. São Paulo: SBS, 2003.

(Postado por: Danielle Alves Mesquita)

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".