terça-feira, 9 de dezembro de 2008



PROFESSORES E PROFESSAUROS

O que é conhecimento



As vezes nos confundimos com duas palavras, informação e conhecimento. Vamos fazer uma breve descrição entre as duas colocando-as dentro do contexto de uma sala de aula. Informação é constituída de fatos conhecidos ou dados comunicados, ou seja as informações estão no nosso cotidiano escolar agrupados em disciplinas, que dão forma ao currículo escolar. Na sala de aula a informação é essencialmente válida quando se transforma em conhecimento. Um professor que passa uma informação sem transformá-la em conhecimento faz como um rádio, vídeo ou uma tv.
Conhecimento é uma visão atual que resulta da interação entre o indivíduo, a informação que lhe é exterior e o significado que este lhe atribui. Quando um professor traz para sala de aula uma informação e instiga o aluno a acessar o significado desta, a torna um tipo de conhecimento, dando um desafio onde sugere buscas e curiosidades, onde ele possa viver uma experiência individual e contextualizar o conteúdo que ensina a vida que se vive.
O professor que trabalha com o conhecimento é atual, inteligente e não para no tempo, sendo que o professor que utiliza somente a informação é nomeado de professauro
.
ADENIZ DE JESUS OLIVEIRA

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".