domingo, 7 de dezembro de 2008

Coletando Dados


Em uma sala de aula o professor deve buscar o máximo de informações sobre os seus alunos. Essas informações ou dados podem ser adquiridos através de trabalhos dentro da sala de aula, testes que chamamos de dados de ação ou através de questionários e jornal que chamamos de dados de crença.
Essas informações ajudarão o professor a conhecer sua classe e como trabalhar com ela.
Os planos de aula oferecem dados e ações primários podendo assim ajudar o professor a enfrentar os problemas que envolvam alunos individualmente e seu progresso. Para um bom aprendizado é necessário que o professor faça um planejamento de forma organizada das informações e métodos em um plano simples e funcional e acima de tudo condizer com a realidade dos alunos e saber se o plano esta de acordo com o interesse dos alunos.
Tudo que é planejado sempre obtém sucesso nos resultados da aprendizagem dos alunos. Planejar é um ato que envolve a troca de informações, e se comprometer com a concretização daquilo que foi elaborado é impulsionar e dar suporte para que os objetivos planejados sejam atingidos.
Maria Dulce Da Hora
Bibliografia: Mckay, Sandra Lee. O professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo; SBS,2003

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".