terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Práticas, Propósitos e Efeitos

O professor reflexivo planeja que ensinar em determinada aula, como iniciar e terminar a aula. E enquanto esta ministrando a aula faz alguns ajustes em seu planejamento. Às vezes desenvolve uma atividade q1ue não tem sido planejada; ou escolhe determinados aluno a para participar da aula.
Logo depois de dar uma aula, o professor analisa o que foi bem sucedido. Os professores tomam suas decisões baseadas nas suas experiências de sala de aula, no conhecimento adquirido na faculdade e nos seus valores pessoais.
Os professores reflexivos procura resolver problemas de sala de aula envolve em tudo que for útil para o seu sucesso profissional e para o sucesso de seus alunos.

(Vânia de Jesus)

Enckay, Sandra Lee, o professor reflexivo: guia para investigação de comportamento em sala de aula. São Paulo; 5BS, 2003.


Perfil do Professor

O professor é um pesquisador, um profissional que está sempre buscando novos métodos, participando de seminários, lendo livros e ensinar o aluno aprender.
E não só o professor, mas todos os demais profissionais que queiram atualizar-se com os novos conhecimentos devem está pesquisando; pois “mais que os títulos acadêmicos, vale a competência produtiva científica continuada”.

(Vânia de Jesus)

MACIEL, Lizete S.B; NETO, Alexandre S, Formação de Professores: passado, presente e futuro.
São Paulo: Cortez, 2004.


Professores & professauros (em exercício de ficção, quanto ao ano letivo que se inicia)

Para os professores, o início de um ano letivo é um momento de entusiasmo por ter mais uma oportunidade de aprender e crescer. Já para os professauros é um momento de angústia por recomeçar mais uma rotina.
E quanto aos alunos que acolhem: os professores têm alegria pelo privilegio de ajudá-los adquirir conhecimento. Enquanto os professauros acolhem como chatos e indisciplinados.

(Vânia de Jesus)

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".