domingo, 7 de dezembro de 2008

Professores e Professauros.

Jean Piaget


Piaget não era pedagogo e jamais se preocupou em orientar professores ou discutir métodos de ensino. Suas pesquisas e seus textos dedicaram-se a investigar os processos da inteligência humana, sempre buscou averiguar como se constrói o pensamento e explicar o desenvolvimento da inteligência humana.
Não é difícil associar a obra de Piaget ao construtivismo, pois em inúmeros pontos essa relação se identifica. O construtivismo é uma corrente educacional apoiada no principio de que o conhecimento que conquistamos não é algo que venha de fora passado de uma pessoa a outra ou adquirido através de uma leitura, mas sim estimulado a partir de experiências quando das mesmas participamos ativamente buscando, conhecer e assim experimentando, pesquisando e refletindo.
A idéia construtivista rejeita a apresentação de conhecimentos prontos e, portanto não aceita que um aluno possa efetivamente aprender quando apenas ouve um professauro que transmite o que sabe.
O construtivismo a linha pedagógica se tornou conhecida por enfatizar a participação ativa do aluno na construção do seu próprio aprendizado através da experimentação pesquisa em grupo o estimulo a duvida e o desenvolvimento do raciocínio.
Maria Dulce da Hora.
Bibliografia: ANTUNES, Celso, Professores e Professauros. Petrópolis,RJ; Vozes 2007.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".