terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Professor Reflexivo


Estágios da Reflexão

Para ser um Professor Reflexivo implica em seguir uma serie de passos que chamamos de Pesquisa de Ação. A seguir vamos considerar como se deve percorrer um ciclo de Professor Reflexivo em uma sala de aula.


1- Identificar o Problema na Sala de Aula

O propósito inicial de um Professor Reflexivo é resolver os problemas da sala de aula

2- Hipotetizar a Causa

Para a maioria dos problemas, podem existir varias causas.

3- Coletar os Dados

Existem muitos tipos de dados que os professores podem coletar para ajudá-lo a lidar como os problemas de sala de aula como: questionários e jornais

4- Analisar os Dados

Depois de coletar os dados, os professores devem considerar como essas informações podem ajudá-los a chegar a uma solução para o problema.


Ser um Professor Reflexivo geralmente requer um tempo adicional planejando e refletindo sobre suas aulas

Érica Cristina
Érika Alessandra

Referência

MCKAY, Sandra Lee. O Professor Reflexivo: Guia para Investigação do Comportamento em Sala de Aula. São Paulo; SBS,2003.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".