domingo, 7 de dezembro de 2008

Professores e Professauros

Como saber se o aluno aprendeu...


A resposta certa a esta pergunta está na auto-avaliação do aluno, não falamos de avaliação no papel (prova) falamos de uma avaliação mais ampla, diferenciada com objetivos claramente distintos, ou seja, para avaliar o perfil do aluno devemos acompanhar o seu desempenho a cada passo, a cada exercício desenvolvido.
Sabemos que hoje temos em sala de aula diferente tipos de perfil de alunos, um que aprendem mais rápido outros é devagar. Com isso nem sempre alcançamos com êxito o sucesso de um bom aprendizado, mas também não é motivo de desanimar e dar uma aula qualquer, é o momento de motivar o aluno e mostrar que no fracasso, no desanimo ele pode tornar um verdadeiro aprendiz e vê o seu próprio progresso através de uma auto-avaliação.
O autor Célio Antunes (2007) fala que a auto-avaliação na qual o aluno, após um desafio é instigado a perceber seu progresso, sua evolução. Para isso o professor, ele tem que ser claro na avaliação, "não existe progresso se não há um objetivo claro, ensina isto ou aquilo porque se tem um objetivo, uma missão, uma finalidade e por essa razão, a conquista do progresso ganha sentido quando comparada com os objetivos traçados e quando se mostra ou não esse alcance". (Antunes, 2007 pág. 38)
Cássia Darllet F.Freitas
Bibliografia: ANTUNES, Celso, Professores e Professauros. Petrópolis,RJ; Vozes 2007.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".