quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Práticas Propósitos e Efeitos

O texto de Sandra Lee Mackay e um guia para professores que ajuda na investigação do comportamento em sala de aula. Mostra como o professor reflexivo deve agir tomando decisões cabíveis em cada tipo de situação na pratica de ensino cotidiano.O professor antes de qualquer coisa se prepara psicologicamente ao entrar em sala de aula e sempre avaliando suas própias decisões.Devem-se considerar alguns elementos de praticas reflexivas do professor, o qual influenciara em suas decisões, tais como a experiência em sala de aula tanto do professor quanto do aluno, pois ambos devem ter consciência de seus papeis,respeitando o espaço um do outro. Além disso, o professor deve se valer de seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo em que esteve na faculdade.Os professores reflexivos possuem a característica de estar sempre buscando mais e querem o melhor para seus alunos. Estão sempre buscando identificar os problemas que surgem dentro de sala de aula e tentam resolve-los. O primeiro passo do professor reflexivo ao iniciar sua aula e sem duvidas um bom planejamento, consciente que cabe a ele muda-lo se achar necessário, pois ele esta atenta se esta tendo bons resultados com os alunos.Estão conscientes de seus valores pessoais e senso criticam levados para sala de aula e que acaba influenciando os alunos. São flexíveis quanto aos métodos de ensino, uma vez que e influenciado pelas necessidades e expectativas da escola em que trabalham. Eles estão também participando ativamente do planejamento curricular global ,estão envolvido nas mudanças realizadas pela escola,visando uma educação mais eficiente. E por falar em eficiência, o professor reflexivo sabe que para se tornar eficiente e necessário buscar sempre mais e mais sobre o conteúdo que ensinam e sobre praticas pedagógicas eficientes.Portanto estão sempre antenados em novos recursos,lendo livros e materiais interessantes,vão a palestras,workshops,alem de compartilhar seus insight com outros professores.Ser um professor reflexivo e se libertar de comportamentos rotineiros, os quais não têm um resultado satisfatório. E ser criativo em suas aulas, despertando e motivando os alunos, avaliando o perfil e o nível de proficiência dos mesmos.

Acadêmica: Ana Luisa Soares - 4° Período

MCKAY, Sandra Lee. O Professor Reflexivo: Guia para Investigação do Comportamento em Sala de Aula. São Paulo: SBS, 2003.

Nenhum comentário:

O mistério do "Aprender".